A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o ano 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores, como forma de reconhecimento pela “dedicação e sacrifícios” dos profissionais de saúde durante a pandemia.
Na 73ª assembleia geral da OMS no passado mês de novembro, os Estados membros declararam, por unanimidade, 2021 como a Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores. O objetivo é chamar à atenção para a necessidade de melhorar as condições de trabalho, de proteção e de formação destes trabalhadores, pois agradecer e reconhecer sem melhorias concretas não é aceitável.
De acordo com a OMS, os trabalhadores de saúde têm um papel fundamental em assegurar saúde e bem-estar para a população. E desde o início da pandemia da Covid-19, estes profissionais têm demonstrado dedicação, sacrifício e compromisso extremos não só para fazer este trabalho, mas também para vencer a doença.
Na ocasião, os estados-membros da Assembleia apelaram ainda ao reforço da aplicação do código global sobre o recrutamento internacional dos profissionais de saúde, reconhecendo o aumento da migração de trabalhadores da área da saúde.
A diretriz publicada mostra quais as medidas específicas que podem melhorar a situação dos profissionais de saúde e cuidados. Será um elemento-chave das atividades e eventos informativos que ocorrerão em 2021, cobrindo os seguintes tópicos com mais profundidade: apoio e proteção dos profissionais de saúde e cuidadores; fortalecimento e otimização de equipas de força de trabalho; aumento da capacidade e implantação estratégica do trabalhador de saúde e consolidação dos recursos humanos do sistema de saúde.
O último capítulo do documento lista todas as diretrizes atuais da OMS que mostram formas possíveis de lidar com a pandemia, incluindo um “kit” de ferramentas da comunidade, desenvolvido em conjunto entre assistentes sociais e de saúde.