No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, no passado dia 9 de dezembro, o Núcleo da Região Autónoma da Madeira da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal dinamizou o fórum participativo “Cidadania e Participação Social”.
Este evento, que se realizou no Salão Nobre da Câmara municipal do Funchal, revelou-se um momento muito importante para dar voz e visibilidade à participação social enquanto instrumento na defesa dos direitos humanos. Além do fórum supracitado, foi inaugurada a exposição fotográfica “Olhares que Falam por Si”, no átrio da Câmara Municipal do Funchal, e foi também lançado um livro com o mesmo nome.
A abertura da sessão foi realizada pela vereadora Madalena Nunes, com o pelouro do Desenvolvimento Social e por Sílvia Camacho, técnica do Núcleo da Região Autónoma da Madeira da EAPN Portugal.
O primeiro painel do dia contou também com os contributos da vereadora Dina Letra, com o pelouro da Democracia Participativa; de Cidália Barriga, membro do Concelho Nacional de Cidadãos da EAPN Portugal e de Christian Georgescu, presidente da Associação “Saber Compreender”.
O segundo painel do dia contou com os contributos de Sílvia Camacho, de Mari Barros e Rosa Quintal, estas últimas, participantes na metodologia photovoice e autoras de algumas das fotografias que integraram a exposição fotográfica “OLHARES QUE FALAM POR SI”. Ambos os painéis contaram com a moderação de Licínia Freitas, técnica do Núcleo da Região Autónoma da Madeira da EAPN Portugal. O fórum participativo, a exposição fotográfica e o lançamento do livro da exposição, com o mesmo nome, contribuíram para a dinamização da iniciativa.